Lendas dos Orixás

Exu

exu

Senhor de todos as direcções do espaço e do tempo

Exu é um orixá controverso em muitos aspectos, o que torna difícil defini-lo de maneira coerente. Deus da Terra e do Fogo, Exu representa o princípio do movimento: os ventos, as águas, o planeta, a luz do sol, e até o movimento do sangue nas nossas veias, são por ele impulsionados: Exu é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem nas suas actividades do dia-a-dia.

Exu é o orixá que melhor entende o princípio da reciprocidade, isto é, se for agradado e tratado com consideração, tornar-se-à amigo, fiel e prestativo, sabendo retribuir o agrado no momento certo. Se, pelo contrário, ele for esquecido, podem ser esperadas catástrofes, dissabores e caminhos fechados.Assim sendo, cada ser humano deve dar o melhor de si para obter tudo de bom, não esquecendo de cultuar e agradar a Exu, para que ele seja, no quotidiano, a manifestação do amor, da sorte, da riqueza e da prosperidade.

Exu, revela-se desta maneira como o mais humano dos orixás, nem totalmente mau, nem totalmente bom, assim como o homem, que é capaz de promover a paz e a guerra; amar e odiar, unir e separar.Exu fala todas as línguas, permitindo assim, a comunicação entre os orixás (orun – espaço sagrado) e os homens (aiê – a terra). Ele é o mensageiro, é quem leva os pedidos e oferendas do homem aos orixás. Tem como função assegurar que tudo correrá bem, por isso nos rituais, seu nome é o primeiro a ser reverenciado, ou seja, as oferendas de animais e comida, são-lhe apresentadas antes das dos outros orixás.

Os lugares preferidos de Exu são as encruzilhadas, os cruzamentos e os mercados. Ele gosta de lugares com movimento e com muita gente, onde confusões não tardam a aparecer.Ele é também o senhor das porteiras e portas, ou seja, entradas e saídas.Exu, é então uma entidade, que actua tanto para o bem, como para o mal, atendendo apenas a pedidos quando estimado e agradado e tornando-se perigoso quando mal tratado.Assim sendo, ter um bom relacionamento com Exu é saber trabalhar dentro de nós a sua força, pois ele é o único a ser o primeiro.

A Segunda-feira é o dia da semana consagrado a Exu e as suas cores são o preto e o vermelho.

Saudação: “Laróié”