Lendas dos Orixás

Oxosse

Orixa-oxxose

“Rei das florestas”

Oxóssi está ligado à terra e às matas. É a divindade da caça e tem o título de Odé, o caçador.

Oxóssi é o deus caçador, que se manifesta nas florestas cerradas e em parques, onde os animais são preservados. Enfim, em espaços de contacto, entre o Homem e a Natureza.

Oxóssi é o orixá da fartura e da riqueza e na condição de caçador, ele cumpre um papel civilizador importante na busca pela sobrevivência, tendo como espaço a floresta e todos os seres que nela habitam. Seu combate quotidiano está nas matas, caçando os animais que vão garantir a alimentação da tribo.

Oxóssi protege o caçador (aquele que mata o animal) e a caça (o animal), pois ambos são seres do mesmo espaço: a floresta. Para ele a morte de um ser que vai servir de alimento a outro, é um fim nobre. Assim sendo, a morte dos animais deve ser efetuada única e exclusivamente, para garantir a alimentação dos humanos, ou os rituais para os deuses, e não a matança pura e simples, sem qualquer objetivo definido ou finalidade.

Oxóssi é um orixá que vive ao ar livre, não tendo por isso um lar estável e organizado. Para ele os conceitos de liberdade e independência são muito importantes.

Oxóssi é astuto, cauteloso, inteligente e está permanentemente em busca da perfeição. O seu objeto mais importante é o Ofá: um arco com uma única flecha, em ferro forjado, o que não lhe permite errar a presa, e o que jamais acontece. Oxóssi é a expressão da vida intensa, e aquele que demonstra e protege, o que de mais importante se encontra nas densas florestas e matas: as folhas, as raízes, as plantas, as árvores e os animais. Estes, devem ser preservados e usados, apenas quando existem motivos consistentes para alimentar ou curar. Oxóssi é um orixá muito honesto, mas muito rígido, que se contraria facilmente e não admite falhas no cumprimento de suas obrigações.

Graças à sua flecha que sempre fere, Oxóssi, O Grande Caçador, impôs o seu poder nas florestas e matas, tornando-se assim seu rei, o dono da Terra.

O dia da semana que lhe é consagrado é a Quinta-feira e a sua cor é o azul esverdeado, ou azul-turquesa.

Na religião católica, Oxóssi é sincretizado com São Sebastião.

Saudação: “Óké Aró”

Orixa-oxxose

Oxosse