Lendas dos Orixás

Ossain

Orixá Ossain

“Senhor das folhas e das ervas”

Ossain é o orixá masculino que como Oxóssi, habita na floresta. Seu domínio estende-se ao reino vegetal, às plantas e mais especificamente às folhas, onde corre o sumo. É o orixá da cor verde, do contacto mais íntimo e misterioso com a Natureza.

No Candomblé, Ossain desempenha uma função fundamental, visto que sem folhas e sem a sua presença, nenhuma cerimónia se pode realizar, pois ele possui o Axé que desperta o poder do “sangue” verde das folhas. No Candomblé, os espaços consagrados a Ossain, não são os jardins ou estufas, mas sim os pequenos recantos, nos quais as plantas nascem de forma natural e o mais selvagem possível.

Ossain domina o maravilhoso mundo das ervas e das folhas. Ele é o grande sacerdote e feiticeiro, que por meio das mesmas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. É nas folhas e nos segredos que elas contêm, que se encontra a cura para todas as doenças, do corpo ou do espírito. Todos os rituais importantes no Candomblé, utilizam de uma maneira geral, o ”sangue escuro” que vem dos vegetais seja em forma de folha, de infusões para o uso externo ou de bebida ritualista. Também todos os instrumentos litúrgicos, colares de contas, banhos de iniciação e outros rituais preliminares, são feitos com ervas.

Ossain tem uma aura de mistério em volta de si e da sua especialidade. Esta constitui um ramo de conhecimento que não é ampliado nas atividades quotidianas, mas sim, quando se torna necessário o uso das plantas em qualquer cerimónia litúrgica, como forma de encontrar o equilíbrio energético, que resulta do contato entre o homem e a divindade.

Assim sendo, poder-se-à dizer que cada orixá possui as suas próprias folhas, mas só Ossain conhece os seus segredos e mistérios, só ele sabe as palavras que despertam seu poder e energia, sua força curativa.

O símbolo de Ossain é uma haste de ferro, tendo na extremidade superior, um pássaro em ferro forjado. A haste é cercada por seis outras hastes, dirigidas em leque para o alto.

Ossain representa assim o poder e o encanto das ervas litúrgicas e medicinais. Elas não são uma virtude mágica, mas sim o verdadeiro poder da Natureza.

O dia da semana consagrado a Ossain é a Quinta-feira e os seus colares de contas são verdes e brancos.

Saudação: “Ewé ó”

Orixá Ossain

Comments